quinta-feira, 16 de julho de 2009

Portugueses descobrem mecanismo de «reeducação» de células

Cientistas chineses conseguiram transformar células de porco em células-tronco, isto é, células, que tal como as embrionárias, são capazes de se converter em qualquer tipo de célula do organismo humano.
Pela primeira vez, estão a ser utilizadas células somáticas de um animal ungulado (mamífero que tem os dedos revestidos de cascos) na criação de células-tronco, de acordo com o Instituto de Bioquímica e Biologia Celular de Xangai e da Academia Chinesa de Ciências.
Os cientistas introduziram proteínas, que se ligam ao DNA de células, nas células retiradas da orelha e da medula óssea de porcos, transformando-as em células-tronco, do tipo embrionárias.

Esta nova descoberta pode ser o início de avanços nos tratamentos de doenças genéticas humanas, assim como na modificação genética de animais para o transplante de órgãos em humanos.
Os porcos são de uma espécie significativamente semelhante à dos seres humanos em sua forma e função, e as dimensões dos órgãos são bastante semelhantes às dos órgãos humanos.
Poderíamos usar células-tronco embrionárias ou células-tronco induzidas para modificar genes ligados à imunidade dos porcos para fazer com que os órgãos suínos sejam compatíveis com o sistema imunológico humano.
Poderíamos usar esses porcos como doadores, para fornecer órgãos que não provoquem uma reacção adversa ao sistema imunológico do paciente.
Formidável, não?

Sem comentários: